sábado, 6 de abril de 2013

No princípio Deus criou os céus e a terra.
(GN 1:1)

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará.
 (HB 10:23,36-37)

Vida em hebraico Ruah, em grego Pneuma, em latim Spiritus

A matéria inorgânica existe, mas pode-se dizer q ela vive? Então, devemos apreciar d modo adequado o significado bíblico da palavra vida, quando se refere a Deus e ao homem. O q está em foco ñ é a mera existência. Lembremos dos seres inanimados.  E mesmo na consideração dos demais seres vivos, ñ dotados do espírito, a Bíblia nunca lhes atribui a qualidade da vida eterna, inerente à pessoa d Deus, q pode ser comunicada apenas a quem é humano. A raiz da palavra bíblica hebraica “vida” é a mesma empregada na palavra designativa do nome d Deus, relativo à sua natureza e essência, q pode ser traduzida como “Ser”, ñ no sentido d mera existência, + da condição existente em todos aqueles (Deus, homens e os anjos) nos quais habitam todas as virtudes q se encontram no caráter d Cristo. O oposto d vida q é a morte, significa então a ausência da co-participação na natureza divina, a qual é comunicada pela habitação do Espírito Santo naqueles q a possuem. Daí se dizer q:

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". (JO 3:36)

Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.  O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. (JO 6:47,63)

Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. (JO 20:31)

E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. (1° JO 5:11-12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.